Páginas

domingo, 13 de maio de 2012


COMO SE TORNAR UM CIDADÃO CONSCIENTE?

Todos falam em preservar o meio ambiente: o papel que as empresas e os governos têm a respeito deste assunto. Mas o que de fato nós podemos fazer? Como cada um pode contribuir para isso?
São medidas fáceis e de baixo custo, que não exigem muito trabalho... Pequenas atitudes é que geram grandes efeitos. Vai ai dicas que o transformarão num cidadão verde!

1- Captar e armazenar a água da chuva é uma prática que se torna cada vez mais comum e barata de ser realizada, sobretudo pelo cidadão verde. Essa água deve ser usada para a rega do jardim e para lavar carros e calçadas, reduzindo o consumo de água tratada.  E não deixe sua torneira aberta enquanto faz a barba, lava o rosto e escova os dentes. Não tome longos banhos quentes, reduza o tempo do chuveiro e a temperatura da água.

2- As unidades domésticas de captação de energia solar estão começando a serem utilizadas no Brasil. Permitem economias entre 30 e 50% nas contas de luz. Prefira um carro bicombustível, flex.

3- Separe o lixo em diversas categorias: papel, vidro, plástico e resíduos orgânicos, para que tudo seja reciclado. Garrafas pet, papel e papelão, jornais e revistas, vidros, metais, equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, dentre outros, quando se tornam inservíveis, ou podem ser reusados ou há empresas que os reciclam.

4- Águas da cozinha e dos banheiros são denominadas águas servidas. É possível reduzir a quantidade dessas águas, em especial as águas de descarga dos vasos sanitários. Há como instalar vasos com sucção à vácuo, reduzindo cerca de 70% da água necessária às descargas.

5- Diríamos que as boas relações com nossos vizinhos são um dos principais meios para a formação dos cidadãos verdes. Não temos dúvida de que, ao melhorarmos o ambiente de nossa casa, estaremos beneficiando nossa própria qualidade de vida. Imaginemos se conseguirmos que nossos vizinhos façam coisas semelhantes? Se morarmos em um condomínio as práticas verdes poderão ser todas implantadas com custos mais baixos e com resultados positivos bem maiores para todos.


É preciso cuidar do que é nosso.

Referência:
http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=O+que+%C3%A9+um+Cidad%C3%A3o+Verde%3F++7+Regras+para+identificar

Publicado por: Larissa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário