Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mas... Cuidar por que?

Todo mundo sabe que devemos abraçar a causa da proteção ao meio ambiente. Uns fazem por preocupação, outros por modismo, alguns por idealismo. Mas será que de fato todos sabem da real importância da sustentabilidade em nossas vidas? O qual benéfico isso pode ser? Ficou curioso? Então, abaixo está a explicação para isso!

Arnaldo Niskier, jornalista brasileiro, durante o Prêmio Brasil de Meio Ambiente, que homenageou as principais personalidades e empresas que contribuíram para a preservação do meio-ambiente, discutiu o porquê da preservação aos bens naturais.

Primeiramente tudo que está no ecossistema não é uma fonte inesgotável, os recursos naturais não são eternos E como precisamos deles para nossas necessidades diárias desde as mais banais às mais complexas, precisamos tomar consciência que o desrespeito ao meio ambiente é um desrespeito a nós mesmos. Ás vezes pode ser difícil aceitar essa ideia, porem é necessário. Fontes que são extremamentes utilizadas na vida humana como o petróleo e água se não usados com responsabilidade, no futuro logo acabarão. E ai como será a vida na Terra?

Para Niskier, a nossa maior preocupação deve ser com a água, que é fonte indispensável para o ser humano. Maior que o petróleo, que a seu ver não irá demorar a acabar. O assunto é serio. Não precisamos ser pessoas influentes para tomar uma atitude. Pequenas coisas bastam, tenha certeza disso. Procurar consumir produtos de empresas que apóiam essa causa já é um bom começo.   

Está ai apenas UM motivo, mas existem vários que justificam o porquê deste cuidado.




Abrace esta causa também!

Referência:http://www.jb.com.br/ambiental/noticias/2012/05/29/arnaldo-niskier-fala-sobre-a-importancia-de-discutir-o-tema-sustentabilidade/

Publicado por: Larissa Souza

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vamos proteger nossos animais!

 


 Segundo A União para a Conservação da Natureza (UICN), um quarto das espécies conhecidas pelo homem está ameaçada de extinção.
O tráfico de animais silvestres no Brasil é muito grande. Desaparecem aproximadamente 100 espécies a cada dia por causa do desmatamento.
Milhares de espécies já estão extintas, Alguns deles são: Onça pintada pica pau de cara amarelo, arara azul e mico leão dourado. Muitos desses jamais serão vistos daqui algumas décadas
Isso acontece por culpa do ser humano que não pensa no quanto estão prejudicando a natureza. Podemos amenizar a extinção não contribuindo com a compra destes animais e cuidando da nossa flora e fauna.


Publicado por: Natalia Vieira.
     

terça-feira, 22 de maio de 2012

Plano Verde


A população da Cidade do México convive diariamente com uma densa camada de poluição. Para erradicá-la, alguns responsáveis pela metrópole decidiram fazer um projeto em prol do meio ambiente.

O chamado Plano Verde futuramente deverá evitar que milhões de toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera.

O plano consiste em algumas medidas, como a modernização da rede de transporte público, a criação de áreas só para pedestres e o desenvolvimento de um sistema de empréstimo de bicicletas.

Este megaprojeto obteve grande aceitação na Cúpula Mundial do Clima em Copenhague, pois se trata de um conceito inédito para um país emergente.

Meta do projeto: A modernização do sistema de transportes e do abastecimento de água e de energia.

Amplitude do projeto: Uma nova linha de metrô e duas novas linhas de ônibus, 85 estacionamentos para bicicletas, ciclovias, calçadões para os mais de oito milhões de habitantes da Cidade do México.

Volume de investimentos: 3,4 bilhões de euros entre 2008 e 2012

Redução de emissões de CO2: 4,4 milhões de toneladas por ano, das quais 1,8 milhão no sistema de transportes.



Um filme de Alexa Meyer e Patrick Benning.

Fonte: http://ow.ly/aSG6N

Publicado por: Thais Baptista.
Regra dos 3 r's

Todos nós hoje sabemos que devemos contribuir com pequenas ou grandes ações em nome da preservação do meio ambiente.Para isso foi criada a Regra dos 3 Rs
-(R)eduzir
-(R)eutilizar
-(R)eciclar



O que temos de fazer para acatar essa regra? É bem simples, vejamos:





-REDUZA-
O primeiro passo para diminuirmos a quantidade de lixo é sem dúvida REDUZIR o que consumimos. Consumir não é apenas adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer outro tipo de produto. Muitas vezes compramos coisasque nem prescimos,e assim tais objetos ficam' entulhados' em nossos lares sem nenhuma finalidade.

-REUTILIZE-
Antes de pensarmos em jogar alguma coisa fora, temos de pensar em como REUTILIZAR o mesmo.Mas como? Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê.

-RECICLE-
Ao reciclarmos, permitimos que haja uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

As soluções são fáceis para que a redução de lixo cresça em larga escala.Então que estejamos dispostos a por em prática pelo menos um dos pontos, que a Regra dos 3 Rs nos oferece, assim estaremos contribuindo por um meio ambiente 100% verde!

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reduzir-reutilizar-reciclar.php
           http://www.conscienciacoletiva.com.br/2011/04/regra-dos-3-rs.html



Publicado por: Luisa Guimarães


domingo, 13 de maio de 2012


COMO SE TORNAR UM CIDADÃO CONSCIENTE?

Todos falam em preservar o meio ambiente: o papel que as empresas e os governos têm a respeito deste assunto. Mas o que de fato nós podemos fazer? Como cada um pode contribuir para isso?
São medidas fáceis e de baixo custo, que não exigem muito trabalho... Pequenas atitudes é que geram grandes efeitos. Vai ai dicas que o transformarão num cidadão verde!

1- Captar e armazenar a água da chuva é uma prática que se torna cada vez mais comum e barata de ser realizada, sobretudo pelo cidadão verde. Essa água deve ser usada para a rega do jardim e para lavar carros e calçadas, reduzindo o consumo de água tratada.  E não deixe sua torneira aberta enquanto faz a barba, lava o rosto e escova os dentes. Não tome longos banhos quentes, reduza o tempo do chuveiro e a temperatura da água.

2- As unidades domésticas de captação de energia solar estão começando a serem utilizadas no Brasil. Permitem economias entre 30 e 50% nas contas de luz. Prefira um carro bicombustível, flex.

3- Separe o lixo em diversas categorias: papel, vidro, plástico e resíduos orgânicos, para que tudo seja reciclado. Garrafas pet, papel e papelão, jornais e revistas, vidros, metais, equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, dentre outros, quando se tornam inservíveis, ou podem ser reusados ou há empresas que os reciclam.

4- Águas da cozinha e dos banheiros são denominadas águas servidas. É possível reduzir a quantidade dessas águas, em especial as águas de descarga dos vasos sanitários. Há como instalar vasos com sucção à vácuo, reduzindo cerca de 70% da água necessária às descargas.

5- Diríamos que as boas relações com nossos vizinhos são um dos principais meios para a formação dos cidadãos verdes. Não temos dúvida de que, ao melhorarmos o ambiente de nossa casa, estaremos beneficiando nossa própria qualidade de vida. Imaginemos se conseguirmos que nossos vizinhos façam coisas semelhantes? Se morarmos em um condomínio as práticas verdes poderão ser todas implantadas com custos mais baixos e com resultados positivos bem maiores para todos.


É preciso cuidar do que é nosso.

Referência:
http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=O+que+%C3%A9+um+Cidad%C3%A3o+Verde%3F++7+Regras+para+identificar

Publicado por: Larissa Souza

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Será mesmo necessário o uso de tantas sacolas?

                                             




 As sacolas plásticas passaram a ser uma grande preocupação na preservação do meio ambiente.
São produzidas bilhões de sacolas todo o ano. Elas demoram em média 100 a 200 anos para se decomporem prejudicando assim o nosso meio. Além disso, entopem bueiros causando enchentes nas cidades, matam peixes e tartarugas que ingerem as sacolas jogadas nos rios e lagos.
Por isso, comércios passaram utilizar sacolas biodegradáveis que agridem menos o planeta e se decompõem mais rápido. Alguns estabelecimentos aderem às sacolas de papel ou sacolas retornáveis onde o cliente precisa comprá-las.
Essa pode ser uma boa iniciativa de preservação, pois diminuindo as mesmas, haverá menos lixo e assim menos destruição ao ambiente em que vivemos!

Publicado por: Natalia Vieira.